test banner

Onda de calor: como se forma o fenômeno que é cada vez mais comum no Brasil

São necessários dois principais fatores climáticos para que ela se desenvolva: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. No ano passado, Brasil viveu 9 ondas de calor e, neste ano, enfrenta a terceira.

O mapa mostra o Brasil sob uma onda de calor, com altas temperaturas sendo registradas em boa parte do país. — Foto: INPE

A terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana e seu ápice deve ocorrer entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16), de acordo com os meteorologistas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia INMET, cinco estados devem registrar temperaturas máximas 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mas por que essa previsão configura uma onda de calor? O que é o fenômeno?

A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.

No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.

As ondas de calor são comuns de acontecerem no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, esse fenômeno tem se tornado mais comum.

FONTEL G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
test banner
test banner